CASA MELO ALVIM EM VIANA DO CASTELO OPTA POR PROTEL PMS


Com cinco séculos de história – a Casa Melo Alvim foi construída ao gosto manuelino, em 1509, pelo almoxarife Pedro Pinto, cunhado do conhecido navegador vianense, João Álvares Fagundes.
Casado em segundas núpcias, com uma senhora açoriana, o fundador desta casa instituiu, em 1546, o morgado da Carreira, com capela de Nossa Senhora da Consolação na igreja matriz.

No final do século, seu genro, Francisco de Melo Alvim, do Couto de Ervedêdo, junto a Chaves, acrescentou mais um corpo à casa, duplicando-lhe a fachada, e fazendo-a coroar com ameias, ao gosto do Oriente, onde combatera longo tempo.
É também de sua iniciativa a transformação do piso térreo da pequena casa manuelina em átrio toscano.
No século XVII, foi-lhe acrescentado um corpo nascente, colado à bela fachada manuelina e, no século XIX, após a demolição do convento dos Crúzios – cuja pedra foi aplicada na construção da estação dos Caminhos de Ferro do Minho – viu valorizada a sua fachada poente, voltada para o Largo, chamado dos “Crúzios”, onde então se fez colocar um belo chafariz neo-barroco, que o presente restauro permitiu, agora, reinstalar.

Ao actualizar o seu sistema informático, optou por instalar Protel PMS para a gestão do seu Front Office.

No sector de restauração, foi instalado o sistema TCPOS com 2 POS Wincor-Nixdorf Beetle iPOS.